Um dia o pendrive te deixa na mão

Pen Drive Quebrado

Difícil você não ter passado, ou conhecer alguém que confiou 100% num pendrive e ficou na mão. Há um sem-número de modelos, com diversos recursos: modelos com criptografia, para iPad e iPhone, corporativos com Win8 e outros tantos.

Alguns tem garantia permanente (lifetime), mas o grande problema é que não existe garantia nenhuma para os seus dados. Sem dúvida o pendrive é muito útil, mas não pode ser usado como armazenamento único, nem definitivo. E não falo isso pensando em qualidade dos produtos, pois isso melhorou. Mas o tira e põe das portas USB, nem sempre com o devido cuidado, pode queimar o dispositivo e se isso acontecer, pouco pode ser feito.

Além dessa situação existem outras comuns, alguns deles têm pouco mais de 3 cm e extremamente finos, um prato cheio para aqueles mais desligados que largam as coisas por aí, ou simplesmente deixam cair do bolso sem perceber. Nesse caso a criptografia pode até ajudar, evitando que estranhos tenham acesso aos seus dados, mas se você não tiver uma cópia, quem não terá mais acesso será você.

E se você não domina muito tecnologia, ou tem dedo nervoso, eventualmente pode não ler mensagens que pedem para formatar seu pendrive, e acredite isso acontece. Nesse caso apesar de parecer mais problemático, a recuperação ainda é possivel com a ajuda de alguns programas e de algum amigo ou técnico que domine a tecnologia.

Hoje temos pendrives que chegam até 1TB, imagine quantos dados você pode perder em um único descuido. Portanto a recomendação é sempre ter um backup, de preferência criptografado. Apesar dos mais desconfiados ainda terem medo de colocar seus dados na “nuvem” é uma ótima saída.

O que vale é sempre ter uma combinação, onde você tenha pelo menos suas informações em lugares distintos. Porque queira ou não tudo isso que falei a respeito do pendrive, também pode acontecer com seu disco externo e até mesmo com o interno.

Em breve falarei um pouco mais sobre a cultura do backup, que apesar de todos saberem que é fundamental, poucos fazem, principamente quando falamos do âmbito pessoal e até mesmo de pequenas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Posso ajudar? Clique aqui.